Por que IBIDEM?


A sonoridade das palavras tem tanto valor quanto o significado delas para Carla Dias. Na poesia, a autora recorre sempre à cadência das palavras ditas, combinada ao tema do poema. E foi mais ou menos isso o que aconteceu quando a autora escolheu o nome da cidade na qual Agnes viveria a sua história.

Certa vez, Carla saiu de um ensaio, e como era de costume, foi a uma padaria tomar café com os amigos e companheiros de banda, Ionio e Patrícia. Em uma conversa, da qual a autora não se lembra o tema, ela disse à Patrícia “Idem”, ao que a amiga respondeu “Ibidem”. Foi a primeira vez que Carla ouviu alguém dizer a palavra que conhecia apenas na forma escrita, e gostou tanto da sonoridade, que passou anos com essa lembrança. Quando começou a escrever o Jardim de Agnes, e teve de dar um nome à tão peculiar cidade, a voz da amiga dizendo a palavra veio à lembrança, e Carla batizou o lar de Agnes de Ibidem.

Ibidem é um advérbio que significa “aí mesmo; no mesmo lugar”, assim como é empregado em citações, pois também significa “na mesma obra, capítulo ou página”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário